Reconstruindo caminhos e sonhos

ANDRÉ LUIS CIA

andre.cia@hotmail.com

De Madrid

Foto: Thuanny Chagas

Reconstruir sua vida deixando para trás as tristes lembranças e marcas de um relacionamento amoroso tóxico e abusivo. Essa foi a principal razão que fez a mato-grossense Helen Cristina Proença de Farias a deixar o Brasil e se mudar para a Espanha em busca de uma nova vida. Há 13 anos morando em Madrid, Helen se orgulha pela história construída no país que a acolheu.  Ela não se envergonha de ter sobrevivido de subempregos nos últimos anos como empregada doméstica e babá, pelo contrário, pois foram graças a estas experiências que ganhou estofo para almejar outros sonhos. Aos 50 anos, ela está empolgada com o lançamento do seu primeiro projeto como empreendedora: o “Healthy & Delicious”: um serviço de marmitas de culinária saudável que podem ser pedidas por encomenda e a novidade do serviço: ela poderá cozinhar diretamente da casa dos clientes o cardápio desejado.

Helen é a oitava entrevistada da série especial “Lentes Brasileiras”, que conta a trajetória de mulheres brasileiras empreendedoras na Espanha. “Quando eu tive a oportunidade de sair do Brasil não tive dúvidas de que era o caminho que eu deveria seguir. Hoje não me arrependo da decisão que tomei lá atrás porque isso me fez mais forte e me possibilitou alçar voos até então inimagináveis, como de virar uma empreendedora na Espanha”.

O ponto de partida para sua saída do Brasil foi o fim do seu relacionamento? 

Helen: No Brasil eu sempre trabalhei e lutei muito. Estava casada há quase 20 anos, mas meu relacionamento sempre foi um problema. Era algo tóxico que me fazia muito mal. Eu estava decidida a me separar e fiz isso algumas vezes, mas acabava voltando. Eu tenho uma filha (hoje com 29 anos). Até que chegou um ponto que eu me conscientizei que não dava mais para viver daquela maneira. Nessa mesma época uma grande amiga começou a namorar um rapaz brasileiro que vivia em Madrid e foi ele quem me ajudou a sair do país, pois eu não tinha nada nem mesmo passaporte.  Ela decidiu se mudar para a Espanha e me convidou para que eu viesse junto.

Até esse momento você nunca havia pensado em viver na Espanha ou sair do país?

Helen: Não, minha vida era toda no Brasil, mas quando ela me fez o convite acendeu uma luz e a esperança de que talvez aquele fosse o caminho que eu estava buscando. Eu queria muito vir, mas não tinha dinheiro na época. Foi graças ao namorado dessa minha amiga que se tornou um grande amigo depois que eu consegui viajar. Ele foi um verdadeiro anjo na minha vida, e me ajudou a vir para Madrid e recomeçar.

E como foi o processo de adaptação a uma cultura totalmente diferente da brasileira a qual você não estava acostumada?

Helen: Eu nunca tinha vivido fora do Brasil. Era tudo novo prá mim, principalmente o idioma, mas eu arranhava um pouco o “portunhol” e fui me adaptando. Só que, ao contrário de mim, a minha amiga não se adaptou à cultura e ficou só três meses no país e decidiu voltar ao Brasil. Esse talvez foi um dos momentos mais complicados desse recomeço, pois pela primeira vez me vi sozinha e sem referência, mas por sorte comecei a namorar um rapaz argentino e o processo de adaptação, principalmente com o idioma foi melhorando. O que me ajudou também foi que tive pouco contato com brasileiros nos cinco primeiros anos, o que me ajudou bastante a aprender espanhol.

Qual foi o momento mais difícil enfrentado por você na Espanha desde sua chegada ao país?

Helen: Apesar de ter o meu namorado argentino e alguns amigos vivendo em Madrid, o momento mais complicado foi quando precisei ir para um hospital e me disseram que eu teria que fazer uma cirurgia de emergência. Nesse momento me senti muito sozinha e frágil porque sempre tive medo de hospital e de anestesia, mas graças a Deus consegui passar por essa provação e isso me tornou mais forte para os outros desafios que tive de enfrentar.

E quais foram esses desafios?

Helen: No Brasil eu trabalhava em outras áreas. Meu último trabalho, por exemplo, havia sido numa loja de eletrodomésticos, mas quando cheguei à Espanha tive que me virar e comecei a trabalhar como empregada doméstica e babá (até hoje ela cuida de um menino que começou a olhar aos 3 anos e atualmente ele tem 10 anos). Aqui na Espanha, trabalhei para uma família israelita por quase seis anos e graças a eles acabei conhecendo muitos países. Fui viver com eles durante dois anos em Israel e aprendi a culinária israelita. Quando voltei à Espanha comecei a cozinhar para amigos e eles me deram a ideia de fazer isso profissionalmente.

No Brasil você já havia cozinhado para fora?

Helen: Minha mãe já fazia esse trabalho e eu comecei a acompanhá-la desde muito pequena e fui aprendendo também a cozinhar, mas acabei indo trabalhar em outras áreas. Em Madrid, uma amiga decidiu fazer uma festa de aniversário e me convidou para fazer uma feijoada. Cozinhei para 80 pessoas e foi um grande sucesso. No ano passado, eu já estava começando a pensar em migrar para essa área e fiz novamente feijoada. Um amigo que é chef de cozinha me convidou para levar o prato para um tradicional espaço de Madrid e foi um grande sucesso, e assim fui amadurecendo a ideia de trabalhar nesta área.

Atualmente como está o seu projeto de empreendedora no ramo da gastronomia? Em que consiste o Healthy & Delicious?  

Helen: Estou mudando de casa e a partir do próximo mês vou começar a oferecer comida congelada. Meu objetivo é fazer um cardápio brasileiro focado numa alimentação saudável, mas a ideia é também disponibilizar um serviço a domicílio no qual eu irei até a casa do cliente e posso cozinhar o cardápio de toda semana.  

Healthy & Delicious é o nome provisório, e devo lançar um concurso entre meus seguidores para a eleição de um novo nome. Vou iniciar com uma experiência piloto já na próxima semana para uma cliente brasileira que me contratou para cozinhar para sua família a comida da semana. Também estou aberta a cozinhar para quem vai ao ginásio e necessita de um cardápio nutricional elaborado. O cliente pode me passar sua dieta e eu farei as marmitas da semana conforme suas necessidades nutricionais.

CONTATO PARA ENTREGAS OU COMIDA A DOMICÍLIO

https://instagram.com/healthydcatering?igshid=ZDdkNTZiNTM=

Jornalista, roteirista, escritor e ator brasileiro com mais de 20 anos de experiência em comunicação.Vivo atualmente em Barcelona onde trabalho como correspondente internacional, mas já morei em outros países, como Portugal, Irlanda, EUA e Itália onde sempre estive envolvido com projetos na área de comunicação- minha grande paixão-.Como roteirista, destaco a coautoria na sinopse e no 1 capítulo da novela "O Sétimo Guardião" (TV Globo/2019), o documentário "Quem somos nós?", sobre exclusão social, e o curta-metragem "As cartas de Sofia".Como repórter, trabalhei em grandes grupos de comunicação no Brasil, como RBS, RAC e RIC. Ganhei o prêmio Yara de Comunicação (categoria impresso) em 2013 com uma reportagem sobre as diferentes famílias e histórias de vida às margens do rio Piracicaba (SP). Fui finalista do prêmio Unimed de Jornalismo/SC com uma reportagem sobre gravidez precoce.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *