De sorriso aberto aos novos desafios

André Luis Cia

De Valência

andre.cia@andre-ciahotmail.com

Empreender no Brasil é um processo que leva tempo. Imagina então o desafio de sair do seu país e aventurar-se em um continente completamente diferente do seu? Não é uma tarefa fácil e tampouco uma decisão rápida para ser tomada. No entanto, a vida da higienista dental Tatiana Cabrera mudou radicalmente quando ela soube que o marido havia decidido estudar na Espanha após passar por uma situação de violência no Brasil. “Vim morar aqui por amor, descobri uma nova profissão e me tornei empreendedora”. Há mais de 15 anos vivendo no país, Tatiana se orgulha por ter se tornado higienista dental e poder trabalhar ao lado do marido. Ambos criaram a clínica Emedent, em Valência. Tatiana é a quarta entrevistada da série “Lentes brasileiras na Espanha”, que conta a trajetória de empreendedoras brasileiras. “É preciso dar o primeiro passo”, diz.

Tatiana conta que seu marido Emerson foi vítima de um sequestro no Brasil e isso o fez decidir mudar de país buscando qualidade de vida e segurança na Europa. A mudança aconteceu em 2006. Inicialmente, o casal foi para Teruel (comunidade de Aragão) porque Emerson tinha uma irmã que já vivia na cidade e que trabalhava, na época, na área de gastronomia. Logo em seguida, deu entrada no pedido de homologação do diploma de dentista. No Brasil, acumulava a experiência de ter sido dono de três clinicas. “Eu não era dessa área de saúde dental. Em São Paulo trabalhava como professora de escola infantil”, diz.  

Como foi sua migração para a área de odontologia?

Tatiana: Meu marido começou a fazer doutorado em cirurgia bucal e conheceu um especialista que o convidou para trabalhar em sua clínica particular em Valência. Pouco tempo depois eu tive a ideia de fazer um curso de higienista dental (uma espécie de assistente do dentista que realiza diferentes procedimentos como aplicação de flúor e higienização bucal). Me apaixonei por essa área e comecei a trabalhar na clinica ao lado deles.

De assistente à empresária dona de uma clínica dental. Como foi esse processo?  

Tatiana: Com o tempo de experiência na Espanha fomos percebendo que os clientes brasileiros buscavam por especialistas do nosso país e assim começamos alugar salas para trabalhar. O negócio foi crescendo e a clientela aumentando até que decidimos dar o grande passo e ter o nosso próprio negócio. Em novembro de 2012 compramos um local em Valência e assim nasceu a clínica Emedent.

Vocês passaram por muita burocracia até conseguir o espaço próprio aqui na Espanha?

Tatiana: A burocracia é uma realidade que temos de enfrentar. Eu tentei homologar o meu título de pedagoga do Brasil, mas foi impossível tamanha as exigências. O Emerson também teve muita dificuldade para conseguir a homologação dele. Depois disso, começamos uma nova luta que era a liberação dos documentos para a criação da nossa clínica, mas conseguimos realizar esse sonho. Hoje estamos muito felizes porque somos referência na cidade, temos uma quantidade grande de clientes brasileiros e também de outras nacionalidades.

Como foi o seu processo de adaptação ao país?

Tatiana: Acho que a maior dificuldade que você enfrenta quando está fora do seu país é a saudade da sua família. Sou filha única e sempre fui muito apegada aos meus pais que viviam no Brasil Eu estava aqui, mas com o coração dividido por eles estarem distantes de mim. Em julho de 2015 me tornei mãe e ter que conciliar a maternidade e o trabalho foi complicado até que consegui convencer os meus pais a mudar do Brasil e vir morar comigo em 2019. Hoje estamos todos juntos e a alegria da vida deles é o neto (Nicolas, de sete anos). Creio que por isso a adaptação deles têm sido mais fácil, mas eles estão interagindo com a cultura local e estudando espanhol.     

E como foi ter um filho em outro continente?  

Tatiana : O Nicolas nasceu aqui na Espanha e por causa do pai herdou a cidadania italiana também. Apesar de ter nascido aqui o Nicolas é totalmente apaixonado pelo Brasil e por nossa cultura. É um menino muito inteligente. Com apenas sete anos fala cinco idiomas e isso é um motivo de orgulho pra gente porque a área educacional aqui na Espanha também é um ponto positivo. Posso dizer que estamos muito felizes e adaptados à nossa vida aqui. Temos uma qualidade de vida muito estável, por isso, não pensamos em voltar a viver no Brasil.

Que conselho você daria para quem deseja imigrar e ter um negócio próprio em outro país?

Tati: Você tem que ter muita garra para começar, mas se tem esse sonho não deve deixar de persisti-lo. No meu caso eu vim acompanhando meu marido, me apaixonei pela cultura, pelo país, ganhei uma nova profissão e tenho meu próprio negócio, e tudo isso só foi possível porque dei o meu primeiro passo lá atrás para chegar onde estou hoje.

Jornalista, roteirista, escritor e ator brasileiro com mais de 20 anos de experiência em comunicação.Vivo atualmente em Barcelona onde trabalho como correspondente internacional, mas já morei em outros países, como Portugal, Irlanda, EUA e Itália onde sempre estive envolvido com projetos na área de comunicação- minha grande paixão-.Como roteirista, destaco a coautoria na sinopse e no 1 capítulo da novela "O Sétimo Guardião" (TV Globo/2019), o documentário "Quem somos nós?", sobre exclusão social, e o curta-metragem "As cartas de Sofia".Como repórter, trabalhei em grandes grupos de comunicação no Brasil, como RBS, RAC e RIC. Ganhei o prêmio Yara de Comunicação (categoria impresso) em 2013 com uma reportagem sobre as diferentes famílias e histórias de vida às margens do rio Piracicaba (SP). Fui finalista do prêmio Unimed de Jornalismo/SC com uma reportagem sobre gravidez precoce.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *