Levar alegria ao próximo com seu dom

André Luis Cia

De Barcelona

andre.cia@hotmail.com 

Seu dom é trabalhar com a beleza e fazer com que outras pessoas se sintam felizes e com o visual renovado graças ao seu talento como cabeleireira. A paixão pela área de estética nasceu muito cedo, mas o DNA de empreendedora está na história de sua família há muitos anos. Vivendo na Espanha há 15 anos, a paranaense Mabel Alves dos Santos está radiante pela chegada de sua marca pessoal de produtos capilares, a “Mabelyss”,  à Barcelona. “É um sonho realizado. Quando alguém tem coragem e quer empreender, as dificuldades não te param. Eu não me rendi diante delas, e por isso cheguei onde queria estar, graças a Deus”.

Mabel é a terceira entrevistada da série “Lentes brasileiras na Espanha”, que conta a trajetória de brasileiras empreendedoras. No entanto, antes de chegar em território espanhol e de ter seu primeiro centro de estética no país, Mabel teve uma vida marcada por lutas e muito esforço pessoal no Brasil. Ela é a segunda mais velha de um total de seis irmãos. Viviam no interior do Paraná.

Ela conta que perdeu o pai muito cedo (tinha apenas 9 anos), o que a levou para o trabalho precoce no campo ao lado de sua irmã mais velha. “Tive que trabalhar ainda na infância para ajudar no sustento de minha família e isso me fez mais forte para os desafios que viriam pela frente”. No campo, trabalhou em diferentes colheitas, como de algodão, café e soja.

Aos 16 anos, sua família se mudou para São Paulo (Capital), e foi ali que ela teve a sua rotina transformada e seu sonho literalmente saiu do papel. Apesar de já se aventurar cortando o cabelo das irmãs e de ser apaixonada por esse segmento de estética, Mabel sentia desejo de se profissionalizar para poder trabalhar na área. Ela então decidiu fazer um curso e dois anos depois já estava trabalhando e montou seu primeiro salão ao lado da irmã mais velha no tradicional bairro de Vila Mariana. “Ficamos 15 anos ali e essa experiência foi fundamental para a minha mudança para a Espanha anos depois e minha entrada nesta área de estética”.

Segundo ela, apesar de estar feliz como cabeleireira, seu espírito empreendedor a fez migrar também para uma nova área: a da gastronomia. Para isso, se mudou para Americana, no interior de São Paulo, onde montou uma loja de doces e sucos naturais. Ficou ali algum tempo até receber o convite de sua irmã mais velha (a mesma com quem havia sido sócia em São Paulo) para viver na Espanha, e isso mudou radicalmente sua caminhada. “Voltei a trabalhar com o que amo fazer e sou dona do meu próprio negócio.  Levo alegria a outras pessoas pelo meu trabalho. Isso não tem preço”.

1)   Como foi esse convite para se mudar para a Espanha?

Mabel: Somos uma família de seis irmãos, e eu tinha uma irmã que já vivia aqui em Barcelona. Ela me convidou para ter essa experiência de vida. Vim por causa dela, me apaixonei pela cidade e também encontrei um amor aqui (o ex-marido espanhol com quem foi casada por 10 anos), e com quem teve um filho, Pablo. E quando vi já estava há anos vivendo aqui.

2)   Como foi o seu processo de adaptação à Espanha?

Mabel: De verdade não tive muita dificuldade porque com pouco mais de uma semana vivendo em Barcelona encontrei trabalho e logo aprendi o idioma. O que demorou um pouco mais foi a adaptação ao clima. Eu nunca havia saído do Brasil, tinha também a saudade da minha família, mas posso dizer que a Espanha me recebeu de braços abertos e estou muito feliz e realizada aqui.

3)   Como foi a sua entrada no ramo de empreendedorismo na Espanha?

Mabel:  Já tinha a experiência herdada do Brasil trabalhando com o ramo de estética e também com a loja de sucos, então, decidi que era o momento de ter o meu próprio negócio neste país que me acolheu tão bem, e junto com minha irmã fundamos o nosso primeiro salão de beleza.  Ficamos juntas como sócias por sete anos. Então, retornei para o Brasil e fiquei dois anos até que decidi voltar para Barcelona e montar novamente um outro centro de estética. Estou com esse novo espaço também há sete anos, e agora com a novidade da chegada da minha linha de produtos naturais.

4)   Como foi o processo de criação desta linha natural de produtos?

Mabel: Eu sempre me preocupei muito com os produtos utilizados no tratamento dos meus clientes. Antes da criação desta linha já utilizava matéria prima brasileira que é a melhor do mercado, mas eu decidi que queria fabricar e ter os meus próprios itens. Foram dois anos de estudo, de muita pesquisa e de muitas experiências passando por todo processo de legalização no Brasil e também na Espanha, mas, finalmente tive a licença para trazer essa linha, e agora meus clientes são tratados com meus próprios produtos, que inclui uma queratina especial e shampoos de limpeza e tratamento. (Vale ressaltar que os produtos são orgânicos e não foram utilizados testes em animais).

5)   E qual conselho você dá para quem quer empreender?

Mabel: É um desafio como qualquer outro que temos de passar na vida, mas se você tem um sonho não deixe nada te atrapalhar. Use o seu dom para fazer o que você ama e o resultado aparecerá. Claro que há lutas, adversidades, a parte burocrática de começar um novo negócio em terra estrangeira, mas se há determinação e força de vontade, esse sonho se concretizará. Eu sou o exemplo vivo de que o sonho é real para aquele que crê. Sai do interior do Paraná e hoje sou dona do meu negócio e de minha linha de produtos aqui na Espanha.

CONTATO: Peluquería Orgánica Mabelyss

Calle Sepulveda, 75, Barcelona

Jornalista, roteirista, escritor e ator brasileiro com mais de 20 anos de experiência em comunicação.Vivo atualmente em Barcelona onde trabalho como correspondente internacional, mas já morei em outros países, como Portugal, Irlanda, EUA e Itália onde sempre estive envolvido com projetos na área de comunicação- minha grande paixão-.Como roteirista, destaco a coautoria na sinopse e no 1 capítulo da novela "O Sétimo Guardião" (TV Globo/2019), o documentário "Quem somos nós?", sobre exclusão social, e o curta-metragem "As cartas de Sofia".Como repórter, trabalhei em grandes grupos de comunicação no Brasil, como RBS, RAC e RIC. Ganhei o prêmio Yara de Comunicação (categoria impresso) em 2013 com uma reportagem sobre as diferentes famílias e histórias de vida às margens do rio Piracicaba (SP). Fui finalista do prêmio Unimed de Jornalismo/SC com uma reportagem sobre gravidez precoce.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *