Te ajudo a voar rumo ao seu sonho

Imagine a situação. Você tem o sonho de viver fora do país, de conhecer uma nova cultura e de ter uma nova experiência de vida. No entanto, ao mesmo tempo sente-se como um pássaro acuado no ninho com medo de voar tamanha as dificuldades que se impõem diante dos seus olhos. Não é fácil voar pela primeira vez. Idioma, trabalho, moradia, custo de vida, barreiras culturais… São muitos os desafios e bate um certo desânimo! Por outro lado, imagine se nessa aventura rumo ao desconhecido você tivesse alguém como suporte para tornar este voo mais fácil? Foi pensando justamente nesta questão que a gaúcha Fabiane Halfen criou sua empresa na Espanha: o “Personal Shopper Inmobiliário” que, em linhas gerais, seria uma espécie de personal para ajudá-lo com toda parte burocrática de mudança de país. 

Fabiane é a quinta entrevistada da série especial “Lentes Brasileiras na Espanha” que conta a trajetória de mulheres brasileiras que empreenderam na Europa.  Vivendo atualmente em Madrid, ela ressalta que o projeto surgiu há seis anos com o intuito de facilitar a vida das pessoas com relação à moradia, escola e documentação.  “Sou movida a desafios e sempre gostei de ajudar e contribuir para as pessoas que estão chegando à Espanha. Vislumbrei aí um oportunidade para montar um negócio diferenciado e personalizado, e assim nasceu o Personal Shopper Inmobiliario”.  Além do seu trabalho neste segmento, Fabiane contou nesta entrevista exclusiva sobre os principais desafios, a mudança da área de saúde para a área imobiliária e deu dicas para quem deseja imigrar.  

1) Como e por quê você veio morar na Espanha?

Fabiane: Vim para Espanha em 2002 porque ganhei uma bolsa na faculdade de farmácia e bioquímica para estudar em Santiago de Compostela, e desde então fiquei apaixonada por esse país. Eu estudava no Brasil antes de vir e a Espanha foi o primeiro país no exterior que eu vim morar depois do Brasil. Hoje vivo em Madrid, que é uma cidade encantadora em todos os sentidos, mas na Espanha já estou há 19 anos.  

2) Como foi o seu processo de adaptação ao país? O que foi mais fácil e mais difícil?

Fabiane: A primeira vez vim sozinha para estudar e foi bem tranquilo. Eu sempre gostei de viver experiências novas e de conhecer pessoas com diferentes culturas. Santiago de Compostela é uma cidade linda. Eu nunca tinha falado espanhol. Não tive dificuldades com o idioma, nem com o clima e fiz amizades. O mais difícil foi a distância da minha família no Brasil (vivem em Pelotas, no Rio Grande do Sul). Depois que finalizei meus estudos no Brasil, me casei e vim morar em Madrid onde tive dois filhos: Gabriel e Clara, e comecei a desenvolver o meu projeto pessoal.  

3) Como surgiu a ideia do Personal Shopper Inmobiliario?

Fabiane: Eu sempre quis montar minha própria empresa e ter meu próprio negócio e identifiquei que ao chegar a um novo país era necessário ajuda para se estabelecer. Fui percebendo que todos que conhecia quando chegavam à cidade me perguntavam onde seria legal morar e que bairros seriam mais interessantes. Então, desenvolvi o serviço que trabalho hoje que é o de ajudar as pessoas a virem morar aqui tornando essa experiência mais positiva e agradável.

4) E como é a sua atuação como personal shopper?  

Fabiane: Eu trabalho com imóveis nos melhores bairros da cidade e gosto de mostrar casas ao redor de Madrid também. Assessoro as pessoas quanto ao aluguel, compra e venda de imóveis, além da identificação de escolas, trâmites para documentos , relocation (mudança de casa) e home staging (preparação de imóveis para venda) . Faço atendimento para clientes que moram aqui em Madrid e também em outros países, pois ajudo a buscar imóveis para clientes mesmo à distância (on-line) e muitos já chegam ao país com a casa alugada ou comprada, o que facilita muito no processo de adaptação.

5) Você também auxilia na compra dos imóveis ou em decoração?

Fabiane : Vendo muitas casas, pois adoro ajudar a encontrar a casa dos sonhos dos meus clientes. Faço atendimentos on-line onde vejo todas as dúvidas do meu cliente, e também ajudo na realização das obras na casa, dou dicas sobre a cidade, médicos, e inclusive a conhecer pessoas que moram aqui (networking). Tudo faz parte de um processo muito importante de adaptação e sinto muita responsabilidade em poder ajudar nesta fase tão delicada que é chegar em um país totalmente diferente do nosso.

6) E você mantém parceria com outras empresas?

Fabiane: Sim! Temos parceria com muitas empresas. Muitos proprietários já conhecem nosso trabalho e passam os imóveis para vender ou alugar, pois sabem que trabalhamos muito personalizado e vamos fazer um belo trabalho onde cliente e proprietário ficarão contentes com nossa rapidez e eficiência. Minha empresa faz a intermediação de compra ou venda, ajudando em todos os trâmites burocráticos. Também junto com uma equipe de profissionais que trabalham em parceria de decoração e arquitetura auxiliamos na compra de móveis, fazendo projeto de obras e decoração. Auxiliamos também investidores a encontrar excelentes opções de investimento, reformando os imóveis e colocando os imóveis para vender ou alugar.

7) Quem são os seus clientes?

Fabiane: A maioria dos nossos clientes são brasileiros, mas também há de outras nacionalidades. Trabalhar com essa área é bastante desafiador pois o mercado é muito competitivo, mas como meu trabalho é personalizado fico muito feliz com o feedback que recebo de meus clientes. Antes eu trabalhava em uma área totalmente diferente desta. Era farmacêutica em um laboratório. E foi aí que senti vontade de montar minha própria empresa ao perceber que existia uma deficiência muito grande nas imobiliárias quanto à essa assistência mais personalizada.

8) Que dicas você daria para quem deseja imigrar e empreender um negócio na Espanha?  

Fabiane: As dificuldades são as próprias de um novo negócio. Temos que investir para ser reconhecidos no mercado, e dedicar muito tempo para melhorar os nossos serviços. Persistência é a palavra chave quando você acredita no seu serviço ou produto. Você tem que continuar perseverando para que seja reconhecido e que possa voar rumo aos seus sonhos.

CONTATO: https://halfenrealestate.com

Jornalista, roteirista, escritor e ator brasileiro com mais de 20 anos de experiência em comunicação.Vivo atualmente em Barcelona onde trabalho como correspondente internacional, mas já morei em outros países, como Portugal, Irlanda, EUA e Itália onde sempre estive envolvido com projetos na área de comunicação- minha grande paixão-.Como roteirista, destaco a coautoria na sinopse e no 1 capítulo da novela "O Sétimo Guardião" (TV Globo/2019), o documentário "Quem somos nós?", sobre exclusão social, e o curta-metragem "As cartas de Sofia".Como repórter, trabalhei em grandes grupos de comunicação no Brasil, como RBS, RAC e RIC. Ganhei o prêmio Yara de Comunicação (categoria impresso) em 2013 com uma reportagem sobre as diferentes famílias e histórias de vida às margens do rio Piracicaba (SP). Fui finalista do prêmio Unimed de Jornalismo/SC com uma reportagem sobre gravidez precoce.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *