Criadora de sonhos turísticos na Espanha

Roberta (à esquerda) com grupo de brasileiros conhecendo Barcelona graças aos seus roteiros personalizados

Viver em Barcelona passou a ser um sonho para ela desde a primeira vez que pisou no local aos 13 anos. Seus avós eram catalanes e ela tinha família vivendo na cidade. Ao regressar para o Brasil retomou sua vida normal, mas esse desejo permaneceu adormecido em seu coração. Anos depois, graduou-se em turismo, trabalhou como gerente de vendas de uma rede hoteleira baiana até que decidiu largar tudo para tentar uma nova vida na Europa. Em 2017, desembarcava de vez na Espanha. Inicialmente, o plano era ficar um ano e “sentir” a cidade, mas a estadia foi se prolongando e a metrópole virou sua nova paixão. Depois de muito estudo de mercado e disposta a conciliar duas paixões: o turismo e a história, Roberta Serret decidiu empreender em um projeto turístico. Ela passou a criar roteiros personalizados para que os clientes brasileiros tenham a viagem dos seus sonhos em Barcelona ou outras cidades espanholas.

Roberta é a décima entrevistada da série especial “Lentes brasileiras na Espanha”, que conta a trajetória de mulheres empreendedoras. E parece que o segmento do trabalho escolhido pela turismóloga brasileira promete ser um dos mais promissores nos próximos anos. No início deste mês, Brasil e Espanha, por meio de suas respectivas ministras do Turismo, assinaram um documento para o fortalecimento do turismo entre os dois países. (ver abaixo)

O que te fez sair do Brasil, então, e mudar-se para Barcelona foi uma tentativa de uma nova vida?

Roberta: Estava muito cansada da minha rotina no Brasil, principalmente o fato de não poder ir e vir tranquilamente pela questão da segurança. Isso me deixava muito estressada. Passei a ter muito medo de sofrer algum tipo de violência. Decidi largar tudo e ter uma experiência de vida aqui. Minha meta era aguentar pelo menos um ano longe e provar o que esta cidade tinha para me proporcionar.

E como foi o seu processo de adaptação?

Roberta: Como já tinha uma família aqui e já mantinha contato com eles mesmo vivendo no Brasil foi algo mais fácil. Quando cheguei eu comecei a pensar numa maneira de ganhar a vida. Enquanto não achava esse caminho ia pela cidade desbravando cada cantinho dela e me interessei estudar a sua história. Ao conhecê-la mais profundamente o meu amor por Barcelona só ia aumentando. E foi assim que nasceu o meu projeto turístico.

Em que consiste esse projeto? Como ele funciona?

Roberta: Como sou formada em turismo e já tenho essa curiosidade natural por história, decidi aliar minha profissão e os meus estudos sobre a cidade em um projeto empreendedor de turismo. Daí surgiu a ideia de aproveitar os meus contatos do Brasil nesta área e comecei a oferecer roteiros personalizados para as agências de viagens e acompanhamento dos clientes pela cidade. Eu queria proporcionar a eles a melhor experiência turística de suas vidas, pois faz toda diferença você chegar numa cidade já com um roteiro personalizado e bem estudado. Porém, enquanto o projeto não decolava eu precisava ganhar dinheiro.

Antes de migrar para o turismo você trabalhou em outros setores?

Roberta: Sim, comecei a trabalhar meio turno em uma loja pequena de multimarcas, onde fiquei por seis meses e logo depois entrei para uma empresa de marketing digital e passei a trabalhar com vendas de posicionamento para empresas e fornecedores de casamentos localizadas no Brasil. E paralelo a isso, eu seguia com o que realmente me preenchia e me trazia alegria: os meus roteiros personalizados. Nunca tive dúvidas que aqui era o meu lugar. Barcelona é única.

Hoje como está o seu projeto em Barcelona?

Roberta: Atualmente sigo com os roteiros personalizados para as agências e organizo toda a viagem dos grupos. Eu forneço serviços de transfer, carro à disposição, reservas em restaurantes, enfim, tudo que o grupo precisa para ter uma excelente experiência aqui. Eu traço um roteiro para atendê-lo de acordo com suas necessidades. Já não acompanho como antes, pois tenho uma rede de fornecedores maravilhosa que vão com eles, mas sempre que tenho tempo, faço questão de acompanhá-los. Amo este contato com pessoas, a troca de experiências. Isso me preenche de alegria.

Paralelo aos roteiros personalizados você ainda segue com trabalhos no Brasil?

Roberta: Graças ao meu trabalho no segmento turístico, iniciei uma representação comercial de empresas de turismo do Brasil. Represento um novo hotel cinco estrelas, localizado em João Pessoa, “BA’RA Hotel” e uma empresa de serviços de turismo no Rio de Janeiro. Minha tarefa consiste em apresentar estes produtos para o mercado espanhol e português, ou seja, captar clientes- operadoras e agências- para estas empresas.

Que conselho você daria para quem deseja imigrar e empreender?

Roberta:  Imigrar não é fácil. O conselho que eu daria é que venham sempre com um planejamento financeiro e com o psicológico preparado para a mudança, mas principalmente preparados para recomeçar uma nova vida.

Empreender é maravilhoso. Você tem mais liberdade para gerenciar seu tempo, mas se quiser fazer tudo dentro da lei, procure estudar as que regem os autônomos e buscar uma empresa para fazer esta gestão fiscal. A minha maior dificuldade foi essa. Entender como funciona o sistema fiscal espanhol, além de resolver questões relacionadas à documentação. Aqui para fazer cada documento você precisa ir em um lugar diferente. Para tudo você precisa pedir horário (a famosa cita como eles dizem) e nem sempre você encontra rápido. Depois da pandemia, o sistema ficou muito lento.

E de onde veio o seu lado empreendedor?

Roberta: Meu caminho com o empreendedorismo passa pela minha família porque meus pais também eram, e foi justamente fora do meu país que visualizei esse caminho e deu muito certo investir nele.  É o que me deixa feliz. Eu trabalho muito, mas a grande vantagem é que atuo para mim mesma. Eu vou em busca dos meus objetivos. Toda conquista é minha e não da empresa para qual se trabalha. Eu represento e sou a figura “desta empresa”.

CONTATO:

Barcelona Prática (Instagram)

+ 34 674433131

BRASIL E ESPANHA ASSINAM DOCUMENTO PARA FORTALECIMENTO DO TURISMO

No início deste mês, Brasil e Espanha assinaram um memorando de entendimento para fortalecimento da parceria no campo do Turismo entre os dois países. O documento foi assinado em Madrid, pela ministra do Turismo do Brasil, Daniela Carneiro, e pela ministra do Turismo da Espanha, María Reyes, que prevê a parceria para realização de iniciativas em diferentes campos do turismo em especial no que diz respeito aos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).

O documento renova e reafirma o compromisso entre as nações, uma vez que a Espanha é um importante parceiro do Ministério do Turismo brasileiro em diversas iniciativas, com quem possui atualmente vários instrumentos de cooperação firmados neste setor. “Estou muito animada com essa parceria. O Turismo representa 12,2% do PIB da Espanha que já igualou a atividade turística aos níveis pré-pandemia, e acredito que o Brasil reúne todas as condições para promover um crescimento econômico consistente e ao nível de todo o seu potencial de mercado”, avaliou a ministra Daniela Carneiro.

Para o embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite, o fato de a ministra Daniela Carneiro ter sido a primeira ministra do governo Lula a visitar o país passa um importante recado. “Isso demonstra como a pauta do Turismo é uma prioridade para o governo Lula”, comentou. Já a ministra da Indústria, Comércio e Turismo, María Reyes, colocou a Pasta à disposição do governo brasileiro para fortalecer o setor. “O Brasil é um país amigo e estamos aqui para ajudá-los. Saibam que a Espanha é um parceiro e amigo que pode ajudar no que for preciso”, afirmou. Fonte: Ministério do Turismo do Brasil 

Jornalista, roteirista, escritor e ator brasileiro com mais de 20 anos de experiência em comunicação.Vivo atualmente em Barcelona onde trabalho como correspondente internacional, mas já morei em outros países, como Portugal, Irlanda, EUA e Itália onde sempre estive envolvido com projetos na área de comunicação- minha grande paixão-.Como roteirista, destaco a coautoria na sinopse e no 1 capítulo da novela "O Sétimo Guardião" (TV Globo/2019), o documentário "Quem somos nós?", sobre exclusão social, e o curta-metragem "As cartas de Sofia".Como repórter, trabalhei em grandes grupos de comunicação no Brasil, como RBS, RAC e RIC. Ganhei o prêmio Yara de Comunicação (categoria impresso) em 2013 com uma reportagem sobre as diferentes famílias e histórias de vida às margens do rio Piracicaba (SP). Fui finalista do prêmio Unimed de Jornalismo/SC com uma reportagem sobre gravidez precoce.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *