“Realizei o sonho de ganhar a vida usando minha criatividade e o meu talento para a arte”, diz Fabrício Carvalho, publicitário e roteirista da Globo, e um dos responsáveis pelas promos da emissora há 12 anos

Fabrício Carvalho encontrou na TV o caminho para usar seu dom artístico acumulando conquistas na área da criação. Na Globo, dos 87 prêmios internacionais, 31 são assinados por ele

De suas mãos e de sua mente criativa saem as chamadas que você vê na TV e que te fazem embarcar literalmente numa viagem rumo ao mundo da ficção por meio de filmes, programas e novelas, mas também na vida real com jornalismo e séries temáticas. O talento para o desenho surgiu ainda na infância e isso o aproximou ainda mais da área de artes e criação. No entanto, antes de entrar de cabeça neste segmento cultural ele pensou em ser estilista de vestido de noivas e arquiteto, mas acabou sendo “fisgado” mesmo pelos comerciais da Coca- Cola e decidiu que queria criar e viver de sua arte. “Acabei realizando o sonho de ganhar a vida com criatividade. Hoje, sou redator publicitário e embaixador da Globo”. Formado em Publicidade e Propaganda, Fabrício Carvalho conta que durante a faculdade se inscreveu no programa Estagiar da Globo e, depois de meses, descobriu que tinha sido aprovado, e foi assim que iniciou sua carreira no setor de criação para TV. De lá pra cá, 12 anos já se passaram, e Carvalho acumula além da experiência profissional muitos prêmios na bagagem. Ele e sua equipe já conquistaram 87 prêmios internacionais, dos quais, 31 assinados por Carvalho, dentre eles, os festivais “Promax Latino America” e “Promax Global Excellence Awards”, voltados para trailers de cinema como o World Trailers Awards, assim como cobiçados prêmios da propaganda, como o “CLIO Awards”, “New York Festivals” e “Hermes Creative Awards”. Além disso, também foram premiados pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) com a campanha da última Olimpíada, em Tóquio, em 2021. “Espero continuar contribuindo para alcançarmos a marca dos 100 prêmios internacionais”, destaca.

Fabrício Carvalho é o ENTREVISTADO ESPECIAL do blog “Desejo de viver” essa semana. Abro um parêntese para dizer que tenho o orgulho de tê-lo neste projeto pessoal porque Fabrício foi meu colega de turma na pós-graduação em Roteiro para TV, no Rio de Janeiro, e durante as aulas já se destacava nos trabalhos nesta área criativa.  Tê-lo aqui para mim é um motivo de alegria, pois estou contando a história de um amigo e de um profissional que admiro muito e que o mundo está conhecendo graças ao seu talento.

Nascido e criado na Vila da Penha, zona norte do Rio de Janeiro, Carvalho relembra que sempre foi uma criança muito criativa e que quando seu pai percebeu esse lado artístico passou a incentivá-lo levando- ao para museus, exposições e peças de teatro. Além disso, o matriculou num curso de desenho na adolescência- onde ficou por cinco anos-, e que serviu para que se apaixonasse ainda mais por essa área.  

O que te levou a fazer a pós em Roteiro? Você também tem interesse em trabalhar escrevendo para TV, teatro e cinema?

CARVALHO: Infelizmente, não se ensina promos em nenhuma faculdade do Brasil, então, tive que buscar maneiras de aprofundar meu conhecimento técnico e teórico sobre essa profissão que, até hoje, se aprende apenas fazendo. Essa área seria a soma do curso de publicidade e propaganda com o de cinema e foi por isso que eu decidi fazer pós em roteiro, única e exclusivamente, para aprimorar minhas habilidades em fazer chamada. Eu queria entender profundamente uma estrutura de roteiro, a jornada do herói, os arquétipos, etc.  Foi extremamente importante para dar um salto de qualidade na minha percepção sobre os produtos audiovisuais e na minha visão sobre como vendê-los. Graças à pós, consigo identificar qual é a parte da história mais importante e até onde eu posso contá-la sem quebrar ganchos importantes, mas mantendo-a interessante e instigante para o público. Esse aprendizado, somado ao curso de publicidade, é muito responsável por quem eu sou hoje enquanto redator de promos.

Como é o seu trabalho de criação, quantas pessoas atuam e quanto tempo leva da ideia à execução?

CARVALHO: A Promo TV Globo tem, em média, 100 profissionais, entre redatores, editores, sonoplastas, designers, produtores, cinegrafistas, atendimento, planejamento e pós-produção. É uma cadeia grande de processos e talentos. Não é exagero dizer que somos tanto uma agência quanto uma produtora audiovisual in-house da TV Globo.

Falar sobre o meu processo de criação é bem complexo. Nenhum trabalho é exatamente como o outro, mas vou simplificar o máximo possível para falar um pouco do dia a dia. No caso de chamadas de filmes, eu decupo o material e separo todas as falas que eu acredito que vão me ajudar a contar a história e depois me dedico a estruturar um roteiro de um trailer. Às vezes, assistindo o filme, acontece de ter alguma ideia fora da caixa, que foge do formato tradicional de promos e trailers. Aí é sentar, desenvolver, estruturar e apresentar para aprovação.

No caso de séries e novelas, por exemplo, quando é lançamento, nós fazemos por script a primeira etapa de criação. Lemos a sinopse, os capítulos e tudo o que tiver para criar as primeiras peças, mas conforme as gravações avançam, começamos a decupar o material bruto. Quando são programas de variedade, é mais sobre saber a dinâmica, entender os pontos fortes e encontrar a maneira mais chamativa de fazer as promos. Seja qual for o produto ou processo, tudo começa na redação da Promo e depois é desenvolvido e maturado nas outras etapas de criação: edição, sonorização, arte etc. Tudo é feito em equipe, de forma colaborativa. É a busca da soma dos talentos que faz os produtos brilharem.

Você tem uma admiração muito grande pelo apresentador Marcos Mion e sempre declarou publicamente que era o seu fã. Como foi a realização do sonho de fazer chamadas para o programa de um dos seus maiores ídolos?

Graças ao seu trabalho, Carvalho realizou o sonho de estar próximo do seu ídolo: Marcos Mion, e de criar as promos de seu programa na Globo

CARVALHO: Sobre o Mion, é um capítulo à parte. Sou fã dele desde a MTV. O acompanhei em cada emissora pela qual passou e fiquei extremamente empolgado quando soube que ele viria pra Globo. É claro que pedi para fazer as chamadas do “Caldeirão” e não demorou muito para junto de dois amigos (Eduardo Calvet e Leonardo Gill), criar um formato novo de promos, que junta a “Sessão de Sábado” com o Caldeirão, fazendo a venda ao melhor estilo “mionzera”- como o apresentador gosta de se identificar-. Foi um sucesso interno, externo e, o melhor de tudo, um case que o Mion amou. Ele, inclusive, chegou a fazer um vídeo nos agradecendo por essa iniciativa e ainda me citou nominalmente. Chorei feito criança quando vi porque foi, de fato, de fã pra ídolo. Enfim, chegou um momento em que fui gravar com o Mion e, pasmem, dirigi O CARA numa gravação de chamada para um quadro novo do programa. Ao final, me apresentei e agradeci por um vídeo que ele fez agradecendo pelas chamadas mionzeras. Só aí ele se deu conta que eu era o “Fabrício das chamadas mionzeras”. Foi extremamente emocionante. Foi a primeira vez, em 12 anos de Globo, e inúmeras gravações com diversos talentos artísticos da emissora, que eu saí do papel profissional para ir para a figura de fã. Nunca tinha feito isso, mas Mion é Mion, né? E ele é exatamente tudo o que ele demonstra há anos. É um ser humano incrível, generoso, gente como a gente, e ele foi extremamente acolhedor nesse dia. É uma honra saber que, de alguma maneira, eu faço parte da história dele, segundo suas próprias palavras. Tenho muito orgulho desse capítulo da minha história profissional e sou grato a Deus por esse momento.

De todas as chamadas que você já fez qual você mais se orgulha? Qual foi a mais difícil e qual chamada você sonharia em fazer?

CARVALHO: Pergunta difícil. É tipo ter que escolher o filho preferido, rs. Eu tenho algumas chamadas empatadas no primeiro lugar. Não consigo escolher uma só. Começaria com a do filme das “Tartarugas Ninja”, que foi o meu primeiro trabalho premiado internacionalmente e o primeiro Ouro da Promo TV Globo no Promax com uma chamada de filmes nesta categoria.

Depois, destacaria a campanha do Oscar 2020, a chamada de Cinema na Globo 2021, do Fantástico sobre racismo; e outra, também para o Fantástico, sobre o atentado ao Bataclan. Todas são promos multipremiadas em diversos concursos internacionais e deram um trabalhão, mas, sem dúvida, a mais complexa foi a chamada de Cinema 2021. Acho que só de assistí-la dá pra entender o quão complexo foi chegar naquele resultado.

Sobre a chamada que eu sonho em fazer? Hum… complexo, hein. Acho que meu sonho é conseguir criar alguma peça que conquiste o famoso “Leão de Cannes”, o MAIOR prêmio da propaganda no mundo. Esse é um prêmio que ainda não tenho!

A promo do filme As Tartarugas Ninja foi a sua primeira conquista e a que guarda com muito carinho e orgulho
Promo do Cinema 2021 foi a mais complexa realizada até hoje pela equipe, mas também uma das mais prestigiadas
Campanha do Oscar 2021 é uma das mais premiadas internacionalmente

Neste setor de criação, a Globo vem acumulando prêmios seguidos. Você acredita que somos referência para outros países?

CARVALHO: Já faz dez anos do início da revolução criativa na Promo TV Globo. Tudo começou quando Amauri Soares chegou e promoveu diversas mudanças no canal, dentre elas, na direção da Promo. Foi nesse momento que Chico Leão virou diretor e que a área deixou pra trás a “turminha do barulho vai aprontar altas confusões” para virar o departamento de Promos mais premiado do Brasil. O fato é que, em meio a tantas conquistas da Promo TV Globo, tenho muito orgulho de assinar 31 prêmios dos 87 que o departamento possui

É difícil dizer qual prêmio eu tenho mais orgulho, mas acho que destacaria dois. O primeiro é o ouro na categoria de Filmes do Promax com a chamada para o filme das “Tartarugas Ninja”. Destaco esse por ter sido o primeiro e por ter sido uma meta que eu tracei e consegui alcançar. Em seguida, é a chamada do “Fantástico” sobre racismo, além de ter um elo pessoal com essa história, sinto orgulho de ver que o impacto social desse trabalho é reconhecido por grandes festivais, o que ajuda a perpetuar a mensagem que criei em parceria com meu grande e talentosíssimo amigo Pedro de Queiroz. Sem dúvida nenhuma, depois de tantos prêmios internacionais, é seguro dizer que somos referência criativa no Brasil no exterior.  

Alguns dos 87 prêmios internacionais acumulados pelo setor de criação da Globo ao longo dos últimos anos

Falando nisso, que outros países você destacaria como bons neste setor e uma chamada internacional que você admire muito. Vi que recentemente você esteve aqui na Europa. Você chegou a ver a TV local de algum país?  

Os Estados Unidos e alguns países da Europa se destacam no setor de promos mundo afora. Disney, Netflix, CNN, Discovery e Warnner possuem grandes e excelentes departamentos de promos, que conquistam o público e muitos prêmios internacionais. É difícil destacar uma chamada específica deles que eu goste muito, são tantas que é difícil lembrar de uma agora. Mas, tem uma da extinta Cartoon Network que eu gosto muito e me leva de volta pra minha infância. https://vimeo.com/11366720

Quem são suas inspirações na área de roteiro? Que filme, novela, atores e cenas inesquecíveis vc destacaria?

Eu não tenho nenhum ídolo ou inspiração específica em roteiro. Sou muito eclético e vejo de tudo um pouco. Toda e qualquer produção audiovisual que eu assisto pode me servir como inspiração, desde “Os Cavaleiros do Zodíaco” até “Dark” da Netflix, no caso de dramaturgias e, no caso de propagandas e promos, a mesma coisa. Se for bom, se me tocar, vou guardar na memória e em algum momento vou acessar como inspiração ou referência.

Atentado ao Bataclan foi um grande desafio por ser baseada em fatos reais
O racismo foi pauta de uma reportagem especial no programa “Fantástico” e ganhou pomo exclusiva de divulgação.
Carvalho (ao centro) a lado de seus companheiros de Promo da Globo. Equipe unida e talentosa que vem acumulando prêmios pelo mundo
“Meu sonho é chegar aos 100 prêmios internacionais e ganhar o Leão de Cannes, o maior prêmio de propaganda do mundo e que ainda não tenho “, diz Carvalho

Jornalista, roteirista, escritor e ator brasileiro com mais de 20 anos de experiência em comunicação.Vivo atualmente em Barcelona onde trabalho como correspondente internacional, mas já morei em outros países, como Portugal, Irlanda, EUA e Itália onde sempre estive envolvido com projetos na área de comunicação- minha grande paixão-.Como roteirista, destaco a coautoria na sinopse e no 1 capítulo da novela "O Sétimo Guardião" (TV Globo/2019), o documentário "Quem somos nós?", sobre exclusão social, e o curta-metragem "As cartas de Sofia".Como repórter, trabalhei em grandes grupos de comunicação no Brasil, como RBS, RAC e RIC. Ganhei o prêmio Yara de Comunicação (categoria impresso) em 2013 com uma reportagem sobre as diferentes famílias e histórias de vida às margens do rio Piracicaba (SP). Fui finalista do prêmio Unimed de Jornalismo/SC com uma reportagem sobre gravidez precoce.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *