CEARÁ É DESTAQUE INTERNACIONAL EM EVENTO DE TURISMO EM BARCELONA

ANDRÉ LUIS CIA
Correspondente em Barcelona
O Estado do Ceará, no Nordeste brasileiro, está sendo um dos grandes destaques internacionais da 19 edição da IBTM World (International Business Travel and Meetings), que está sendo realizada em Barcelona, e que termina amanhã, dia 30 de novembro. O Brasil tem seu próprio stand, mas o governo cearense decidiu investir também no evento com um stand próprio acoplado ao do Brasil. O intuito é promover entre os estrangeiros o nordeste brasileiro, especificamente, o estado que tem um dos slogans que mais atrai turistas: “terra do sol” em referência à capital Fortaleza e ao clima solar durante todo o ano.
A reportagem do blog Desejo de Viver esteve ontem durante toda a tarde no pavilhão de eventos da Fira, em Barcelona- local onde está sendo realizado o evento, e realmente pôde comprovar que a estratégia cearense surtiu muito efeito. Estive cerca de 30 minutos no local e pude comprovar pessoalmente o interesse de estrangeiros pelo estado. A responsável pela agência Viajes Luna Tours, de Barcelona, Elisabeth Garcia estava super empolgada com as notícias que ficou sabendo sobre o Ceará. Segundo ela, geralmente, os turistas quando vão à sua agência em busca de roteiros para o Brasil acabam optando pelas cidades mais conhecidas do grande público internacional, como São Paulo e Rio de Janeiro. “Eu não conhecia nada sobre esse estado, mas fiquei apaixonada e além de querer conhecê-lo pessoalmente também vou incluir nas opções de viagens para os meus turistas”.
Elisabeth destacou que o fato de ter belíssimas praias, culinária diversificada e altas temperaturas durante todo o ano já são fatores que farão a diferença entre o seu público. “Tenho certeza que muitos turistas vão começar a olhar para outras regiões do Brasil, como o Ceará”, disse. Ela se mostrava totalmente encantada com a decoração típica do stand com frutas tropicais, como o caju, chapéus de palha e santos. “Saio daqui com muita vontade de conhecer o Ceará e os outros estados do Nordeste”. Curiosa, queria saber se o caju era algo comestível ou só de enfeite e ao saber que era uma fruta muito famosa no Brasil disse que ia prová-la, pois gostava de conhecer curiosidades de outros países, e que o Brasil por ser tão grande e diverso a encantava. “Vocês têm uma cultura muito rica e isso tem que ser mostrado ao mundo”.

De acordo com o diretor de marketing do departamento de Turismo do Ceará, Thiago Marques, essa não é a primeira vez que o governo cearense investe no turismo internacional. Segundo ele, o estado é o que mais participa de eventos internacionais buscando atrair esse público estrangeiro. “Somente em 2022, tivemos mais de 60 mil turistas europeus visitando o nosso estado, por isso, investimos novamente este ano porque queremos aumentar estes números. Devemos crescer este ano entre 6% e 10 % no número de estrangeiros. Somos parceiros da Embratur em muitos eventos”. Os franceses e portugueses são os que mais visitam o Ceará, principalmente pela facilidade de terem voos diretos e com duração mais curta. Uma viagem de Portugal ao Ceará leva em média 7 horas; e de Paris, 7h50. A TAP e a Air France são as duas companhias que fazem os voos.
“Nossa meta é melhorar ainda mais essa malha área no Estado dando mais oportunidades de voos aos turistas”. O clima quente e solar, a rica gastronomia, a costa privilegiada e a simpatia do povo nordestino são características destacadas por Marques para o aumento no número de viajantes. “Queremos promover também não só o Ceará das praias, mas também o nosso ecoturismo, a costa oeste e leste, o nosso foco esportivo, dentre outras características importantes que colocam o Ceará como uma vitrine turística em potencial”. Ele apontou que o Réveillon cearense, por exemplo, é o segundo mais disputado em todo país só perdendo para o carioca.

FEIRA ANUAL: Os números impressionam. São mais de 3 mil destinos, 15 mil profissionais do setor de mais de 100 países de todo o mundo. A IBTM é a principal exposição do setor de conferências, incentivos, eventos, viagens de negócios e congressos do setor turístico no mundo e reúne países de diferentes continentes. Ela é um dos eventos globais mais importantes da indústria MICE (Encontros, Incentivos, Convenções e Exposições). Engloba profissionais dos setores de reunião, eventos e viagens de negócios, criando uma plataforma dinâmica para networking, compartilhamento de conhecimento e oportunidades de negócios.
O caráter cosmopolita de Barcelona é um dos fatores principais para atrair representantes internacionais de culturas distintas. Na programação da feira há seminários educativos, eventos de networking e o Fórum de Líderes de Associação do IBTM World com troca de conhecimentos. Entre os principais visitantes estão os organizadores de eventos.

