Anitta contagia e encanta fãs brasileiros e estrangeiros com sua primeira turnê internacional “Baile Funk Experience”, em apresentação calorosa e inesquecível em Barcelona

Anitta mostrando todo gingado brasileiro dos bailes funk e de favela para o mundo. Crédito Andreia Alemar

Eletrizante! Não há outra palavra que defina melhor o show de Anitta, ontem, 04 de julho, em Barcelona. Durante uma hora e meia ela encantou e “ botou literalmente para quebrar ” uma plateia entusiasmada e dinâmica de quase três mil pessoas que lotou a casa de shows Razzmatazz.  O espetáculo faz parte da turnê mundial “Baile Funk Experience”. No dia anterior, Anitta já havia mostrado todo seu gingado brasileiro em terras espanholas ao cantar em Madrid. E ela entregou tudo o que havia prometido: uma festa tipicamente brasileira para um público bastante diversificado. Apesar da comunidade brasileira de Barcelona ser a grande maioria dos fãs, na plateia, haviam muitas pessoas de outras nacionalidades e todos estavam integrados na mesma energia. Era impossível ver alguém parado ou desanimado. A energia, a força e o carisma de Anitta pareciam dar combustível para um público apaixonado que se revezava cantando e dançando os maiores hits da cantora brasileira mais famosa no mundo na atualidade.  No total, serão percorridos 13 países nesta turnê, incluindo passagens pelo México ( país de estreia), Estados Unidos, Canadá, América do Sul e Europa.

Para o show em Barcelona, Anitta trouxe dois convidados especiais: o DJ e cantor brasileiro Pedro Sampaio que abriu a festa às 19h30. Além dele, a atriz e cantora espanhola Bady Gial que cantou ao lado da brasileira mostrando muita sensualidade e sintonia. Para esta turnê, em cada cidade onde passa Anitta tem trazido convidados diferentes para apresentações especiais durante os seus shows.  E os escolhidos de Barcelona não decepcionaram. O carisma e astral de Sampaio, assim como a performance da cantora espanhola combinaram perfeitamente com o objetivo da artista: mostrar como são as festas brasileiras dos subúrbios na intimidade. E a proposta desta turnê é exatamente mais intimista. Ela faz questão de frisar que a opção em cantar em espaços menores foi justamente para que o público e ela conseguissem ter essa conexão e proximidade que os bailes funks propiciam.

O cenário também é outro ponto a ser destacado porque combina perfeitamente com a proposta minimalista do show. Ao contrário de um palco repleto de cenografia e parafernálias apenas três grades que se assemelham estrategicamente a jaulas. E o mais incrível é a força que elas passam, já que os artistas e bailarinos se revezavam usando-as como auxiliares para os números e coreografias apresentados. Somente quem está presente ao show entende a força que estas jaulas fictícias representam. É praticamente impossível pensar no espetáculo sem a participação delas.  É como se elas fossem o sétimo bailarino desta turnê.

Os figurinos também são outro diferencial. No total, Anitta trocou de roupa três vezes em Barcelona. E a moda, como não poderia deixar de ser, é um dos fatores super importantes para este show. Em entrevista exclusiva à plataforma FFW (especialista em moda e comportamento), esta semana, o stylist Daniel Ueda falou sobre o figurino que mistura peças icônicas da estética dos anos 2000 e dos bailes como shorts curtíssimos, tops recortados e vazados sobrepostos por harness em couro com rebites e argolas de metal que conferem uma estética ainda mais pop e sensual à imagem final. A maioria das peças do figurino são de marcas e designers brasileiros independentes. É um patchwork de ideias e referências opostas criado totalmente em colaboração com a Anitta”, disse Ueda.

Em declaração ao mesmo portal, Anitta falou sobre a escolha do figurino e sua contribuição na escolha das peças. Tomamos como referência a moda que nós usávamos nos anos 2000 e 2010, para curtir os bailes do subúrbio e das favelas cariocas. É um figurino muito sensual, mas de jeito imponente. Tem muito couro, rebites, recortes nas peças. Me sinto pronta pra dominar o mundo com esses looks ”. Ela frisou ainda que vê a moda como uma ferramenta que ajuda a contar as histórias que são importantes pra gente e para a sociedade como um todo. No meu caso, os looks da turnê ajudam o público a entender a beleza e a força do funk carioca enquanto estética e movimento. Os shorts curtos são muito icônicos da estética do funk. No figurino da turnê, eles vêm em vários tecidos e texturas diferentes”.

E Anitta vem colhendo elogios da imprensa internacional com sua primeira turnê internacional. “Anitta foi ultra pontual, começando seu show exatamente às 20h30. Desde a simplicidade do design do palco até as complexidades de seus passos coreografados, Anitta acabou de realizar seu sonho de trazer as festas de funk das favelas do Brasil para um palco global.” – escreveu, por exemplo, o site Variet. Os próximos shows da turnê acontecem nos dias 7 de julho, em Milão, na Itália, e novamente na Espanha, desta vez, em Ibiza, no dia 8 de julho.

Cantor e DJ Pedro Sampaio foi o artista escolhido para abrir o show em Barcelona. Credito: Andreia Alemar
Anitta e a cantora espanhola Bady Gial fizeram uma parceria muito sensual e provocativa. Créditos: Andreia Alemar.

Sintonia e energia incrível de Anitta com seu grupo de bailarinos. Eles não pararam um só minuto no show de 1h30. Crédito: Andreia Alemar

FÃS DE DIFERENTES NACIONALIDADES E COM O MESMO ESTILO

Apesar do show de Anitta, em Barcelona estar marcado para começar somente às 20h30, os fãs teriam a abertura um pouco antes com o cantor Pedro Sampaio. No entanto, às 17 horas, fãs de diferentes nacionalidades já formavam uma fila grande que só foi aumentando até às 18h30 quando foi liberado o acesso do público à casa de shows Razzmatazz. E eles capricharam e investiram no figurino. Era visível o desejo de estarem parecidos com sua diva maior. Shorts curtos, tops, transparências e muita sensualidade. E quem pensa que somente as mulheres estavam caracterizadas para o show se engana completamente. Grande parte dos rapazes também vestiam figurinos mais ousados e elaborados. E a idade do público também era diversificada: adolescentes e adultos. O verde e amarelo da bandeira brasileira era uma das cores mais presentes, mas outras cores também se destacavam nos modelitos do público. A ousadia e a sensualidade eram a marca estampada na vestimenta das pessoas. E muitos também ostentavam orgulhosos a bandeira nacional ou frases de amor à Anitta e o nome do Brasil estampado nas roupas, chapéus e bonés.

Alguns fãs também tinham a cara pintada nas cores brasileiras. O argentino Pablo Hernandez, de 24 anos, era um dos primeiros da fila. Vestia um shorts super curto e uma regata na cor verde. Ele contou à reportagem do blog “Desejo de Viver que no dia anterior ao show não havia conseguido dormir tamanha a euforia que estava para ver sua ídola de perto. Em seu caso, disse que não se contentaria em estar apenas no recinto da festa. Confessou que queria estar muito próximo ao palco porque assim se sentiria mais perto da cantora. Questionado sobre o que mais lhe chamava atenção em Anitta, Hernandez disse que o poder que ela tinha de agregar seus fãs nas batidas de suas músicas.  “ É impossível ficar parado quando ouvimos ou vemos um clipe da Anitta. E só de saber que vou vê-la hoje é a realização de um grande sonho”. E para concretizá-lo, o estudante de turismo disse que mudou toda sua programação de estudos da semana para ser um dos primeiros da fila. “ Se precisasse eu dormiria aqui toda noite só para ter a oportunidade de estar mais perto do palco. Acho que vou chorar de emoção”.

Essa paixão que Anitta desperta em sua legião de fãs também foi compartilhada pela brasileira Fabiola Fernández, de 41.  Natural de São Paulo (Capital), e há muitos anos vivendo em Barcelona- chegou a primeira vez à cidade, em 2008, a gerente de operações explicou que seu amor pela cantora começou no antigo “Show das Poderosas, e que foi após ver uma performance do ator Caio Castro, em 2013, imitando a coreografia. Aquilo me chamou a atenção na hora. Eu amei a música. Era uma batida e ritmo perfeitos. Então fui seguindo Anitta cada vez mais a partir dali e virei fã de carteirinha”.

Fabiola conta que, nessa época, havia regressado um tempo para o Brasil-voltou a viver em São Paulo. No entanto, ela nunca tinha conseguido ir num show da cantora. A alegria e a expectativa tomaram conta dela ao saber da passagem da turnê por Barcelona. Confessa ter ficado eufórica.Eu não podia deixar de estar aqui hoje (ontem) e vê-la mais de perto. É um sonho de muitos anos.  Eu a admiro não só como artista, mas também como mulher e empreendedora . Ela fala e atua em diferentes causas, como o meio ambiente, a cultura e homofobia” .Em 2022, Fabiola viajou para o Rock in Rio Lisboa, em Portugal, só para vê-la, mas ficou num lugar distante. Amei estar ali, mas o show de hoje (ontem) fui muito especial porque essa proposta de um espetáculo mais intimista nos aproxima dela. Realmente pude sentir de perto a energia dela e dos seus bailarinos. Foi algo incrível e inesquecível”, disse.

Fabiola (à esquerda) virou fã de carteirinha da cantora em 2013 e viu pela segunda vez um show de sua ídola
Fãs de diferentes nacionalidades aguardavam ansiosos a abertura do show de Anitta em Barcelona. Vídeo: Andreia Alemar

Jornalista, roteirista, escritor e ator brasileiro com mais de 20 anos de experiência em comunicação.Vivo atualmente em Barcelona onde trabalho como correspondente internacional, mas já morei em outros países, como Portugal, Irlanda, EUA e Itália onde sempre estive envolvido com projetos na área de comunicação- minha grande paixão-.Como roteirista, destaco a coautoria na sinopse e no 1 capítulo da novela "O Sétimo Guardião" (TV Globo/2019), o documentário "Quem somos nós?", sobre exclusão social, e o curta-metragem "As cartas de Sofia".Como repórter, trabalhei em grandes grupos de comunicação no Brasil, como RBS, RAC e RIC. Ganhei o prêmio Yara de Comunicação (categoria impresso) em 2013 com uma reportagem sobre as diferentes famílias e histórias de vida às margens do rio Piracicaba (SP). Fui finalista do prêmio Unimed de Jornalismo/SC com uma reportagem sobre gravidez precoce.

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *