Brasil espera chegar a 7 milhões de turistas estrangeiros até o final de 2024, segundo previsões da Embratur; entidade lança nova plataforma de serviços na IBTM World, em Barcelona


Baía do Sancho, em Fernando de Noronha (PE), considerada uma das praias mais belas do mundo. Meta da Embratur é explorar diferentes regiões do Brasil. Créditos: Embratur

Por: André Luis Cia

Correspondente em Barcelona

A previsão da Embratur é que o Brasil chegue ao expressivo número de sete milhões de turistas estrangeiros até o final deste ano superando a marca de seis milhões de visitantes atingidas no ano passado e o recorde de visitantes, até o momento, que aconteceu nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, quando 6, 6 milhões de turistas visitaram o país. A estimativa positiva foi dada pelo diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, ontem, durante a abertura da 20 edição da IBTM World- uma das maiores feiras de turismo do mundo, realizada em Barcelona. Além disso, a entidade lançou oficialmente uma nova plataforma de serviços: o “Brasil Incentive Showcase”, que traz uma seleção dos principais destinos para viagens de incentivo com a meta de mostrar o potencial brasileiro, ampliando o fluxo do turismo de negócios e eventos do Brasil no mundo.

“Estivemos fora dos holofotes mundiais por um longo período, porém, nos dois últimos anos desta nova gestão, nós conseguimos resgatar nossa imagem como bons anfitriões. Essa semana, por exemplo, está acontecendo o encontro do G20 no Rio de Janeiro com a participação de líderes mundiais de diferentes países. E ainda teremos pela frente outros grandes eventos como as reuniões do BRICS, COP 30 (Belém) e a Copa do Mundo de Futebol Feminino, em 2027, em diferentes estados (os estádios utilizados na Copa do Mundo Masculina de Futebol em 2014 serão reaproveitados). Isso nos coloca de novo num grande radar de exposição e mostra nossa possibilidade infinita de realizar eventos globais”, destacou Reis.

Até outubro deste ano, 5, 9 milhões de turistas visitaram o país, o que faz crescer a expectativa para que até o final deste ano o recorde de 2016 seja superado. Fatores como a ampliação de voos internacionais, como a recente linha Paris e Salvador; a temporada recorde de cruzeiros marítimos chegando ao Brasil; o incremento do turismo rodoviário, com turistas argentinos, uruguaios e paraguaios chegando de carro ao sul do país; o aumento da capacidade área com o Chile e a retomada da rota aérea entre Lisboa, Belém e Manaus contribuem para as perspectivas positivas da entidade.

Outro ponto que tem contribuído para o retorno dos turistas e dos eventos ao Brasil, segundo o diretor, está ligado ao resgate do laço com grandes entidades internacionais, dentre elas, a Abav dos EUA, a Associação Internacional LGBTQIA+ e a Associação de Turismo de Aventura que fomentam o segmento turístico. “Conseguimos conectar estes laços novamente. Acabamos de participar no Japão de uma convenção global sobre a diversidade para o segmento e isso coloca o Brasil na prateleira de novo dos grandes eventos mundiais”.

Bruno Reis projeta que Brasil podre supera recorde de turistas estrangeiros em 2024 . Crédito: Gisele Rodrigues

DESTAQUES : Segundo Reis, o Brasil já tem uma imagem bastante consolidada de destinos turísticos importantes e conhecidos internacionalmente, como Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu, mas é preciso mostrar ao mundo que somos muito mais que estas duas cidades. Ele aponta que algumas características próprias têm que ser mais exploradas, como os nossos seis biomas e os oito mil quilômetros de costa litorânea. “Temos muitas coisas para explorar. O Pantanal pode ser promocionado como uma rota de safaris; 65 % da Amazônia pertence ao território brasileiro. Temos vários lugares que são patrimônios da Unesco”.

Reis ressalta ainda que outras regiões e destinos turísticos têm que ser mais divulgados, como o Nordeste que ainda é desconhecido de muitos estrangeiros. No Sul, a cidade de Curitiba, no Paraná, pode ser comercializada como um destino imperdível para 2025 segundo a eleição. A cidade de Curitiba, no Paraná, está entre os melhores destinos de tendências de viagens do Best in Travel 2025 da Lonely Planet, um dos maiores e mais tradicionais guias de turismo do mundo. A capital paranaense é a única brasileira em um ranking com outras 29 cidades ao redor do mundo.

Questionado sobre qual melhor palavra definiria o nosso país a um turista estrangeiro, o diretor citou que seria incomparável. “Temos experiências que só são possíveis de serem realizadas no Brasil, como os Lençóis Maranhenses, a rota das emoções entre Ceará, Piauí e Maranhão, sem contar a grandiosidade de Fernanda de Noronha, nossa rica e diversificada gastronomia e a hospitalidade e simpatia dos brasileiros”.  

Em 2025, o Brasil receberá o evento inVOYAGE | Networking for Luxury Incentive & Events Creators. É a primeira vez que a iniciativa acontecerá na América Latina. O evento será realizado no Rio de Janeiro. Ele é constituído por um grupo de especialistas em destinos e eventos de nível sênior e viagens de incentivo e de luxo do mundo que buscam se conectar com profissionais de eventos corporativos e de agências de alto nível, especificamente com requisitos e orçamentos internacionais de alto padrão. A Agência ainda dialoga com experts no segmento como a Society for Incentive Travel Excellence (SITE) e a Professional Convention Management Association (PCMA). 

NOVA PLATAFORMA VISA ESTIMULAR POTENCIAL TURÍSTICO BRASILEIRO

Coordenadora de Parcerias Estratégicas da Embratur, Silvana Gomes, lança nova plataforma da Embratur na IBTM, em Barcelona
Estande brasileiro da Embratur, em Barcelona, lançou nova plataforma de serviços. Crédito: Embratur

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, com o lançamento da nova plataforma, operadores, empresas e associações terão mais subsídios na escolha do destino para os viajantes de incentivo, proporcionando informações sobre a infraestrutura, conectividade, experiências, sustentabilidade e eventos realizados. “O Brasil se consolida cada vez mais como um destino estratégico para o turismo de grandes eventos internacionais. Temos infraestrutura e oferecemos destinos de natureza, de praia ou grandes centros urbanos como Rio de Janeiro e São Paulo”. A nova plataforma, em inglês, já está em funcionamento e foi apresentada ontem pela coordenadora de parcerias estratégicas da Embratur, Silvana Gomes.  

Para a edição deste ano da IBTM, em parceria com a Sebrae, a Embratur trouxe para Barcelona mais de 30 coexpositores. Destinos brasileiros como o estado da Bahia e a sua capital, Salvador, as cidades de São Paulo e Campinas (SP), Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu (PR), além de empreendimentos, hotéis e companhias aéreas, são alguns dos destaques do estande brasileiro.

Ontem, por exemplo, os visitantes que passaram pelo local puderam assistir a uma master class de caipirinha, além de conferir as ‘Destination Experience’, apresentações dos destinos brasileiros para compradores selecionados pela organização da IBTM. De acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), em 2023, o Brasil ocupou o primeiro lugar na América Latina, o terceiro nas Américas e o 20º lugar no ranking mundial de realização de eventos internacionais. A integração entre negócios e lazer, conhecida como bleisure, é uma oportunidade crescente para o Brasil. 

A estratégia da Embratur é reposicionar o Brasil como destino qualificado para negócios, a partir da inovação na promoção de experiências autênticas, identitárias e atentas às demandas corporativas que impulsionam a atração de investimentos, a inovação e a sustentabilidade. “A proposta de aliar eventos corporativos a experiências turísticas é estratégica para maximizar o impacto econômico e fortalecer a imagem do país como um destino completo, tanto para negócios quanto para lazer. Quem vem para um evento também quer conhecer e explorar a diversidade do nosso país”, finalizou Freixo.

Curitiba, no Paraná, eleita em votação internacional como um dos destinos imperdíveis para 2025 . Crédito: Embratur
Lençóis Maranhense é um dos destinos turísticos apontados por Reis que devem ser explorados. Crédito: Embratur
Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, em Salvador, é uma das certificadas pelo selo Bandeira Azul com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade. Crédito: Embratur

Jornalista, roteirista, escritor e ator brasileiro com mais de 20 anos de experiência em comunicação.Vivo atualmente em Barcelona onde trabalho como correspondente internacional, mas já morei em outros países, como Portugal, Irlanda, EUA e Itália onde sempre estive envolvido com projetos na área de comunicação- minha grande paixão-.Como roteirista, destaco a coautoria na sinopse e no 1 capítulo da novela "O Sétimo Guardião" (TV Globo/2019), o documentário "Quem somos nós?", sobre exclusão social, e o curta-metragem "As cartas de Sofia".Como repórter, trabalhei em grandes grupos de comunicação no Brasil, como RBS, RAC e RIC. Ganhei o prêmio Yara de Comunicação (categoria impresso) em 2013 com uma reportagem sobre as diferentes famílias e histórias de vida às margens do rio Piracicaba (SP). Fui finalista do prêmio Unimed de Jornalismo/SC com uma reportagem sobre gravidez precoce.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *