Ceará retomará voos com Espanha em 2025 e espera se tornar como um dos principais destinos turísticos para estrangeiros que visitam o Brasil

O Ceará foi o único estado brasileiro que marcou presença com um estande exclusivo na IBTM World Barcelona 2024, considerada a maior feira global do setor MICE (Meetings, Incentives, Conferences, and Exhibitions), realizada na semana passada em Barcelona. E uma das grandes novidades é que o estado ampliará o seu contato com a Europa a partir de 2025 com a retomada da linha área com Madrid, na Espanha. Atualmente faz voos para Portugal e França. De acordo com a Embratur, o Nordeste é uma das regiões que estão sendo mais exploradas junto ao público estrangeiro além de roteiros tradicionais como o Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu, no Paraná. O objetivo é mostrar o potencial turístico do Brasil destacando outras regiões do país e ampliando as possibilidades aos turistas. A expectativa é que o Brasil supere sua marca histórica de turistas internacionais de 2016 que foram 6,6 milhões de turistas chegando aos 7 milhões de visitantes até o final de 2024.
No ano passado, durante participação na IBTM em Barcelona, o diretor de marketing do departamento de Turismo do Ceará, Thiago Marques, já tinha destacado a importância de explorar a capacidade do estado em eventos internacionais, como as feiras de turismo, por exemplo, porque isso contribui para enaltecer as qualidades do Nordeste brasileiro. Somente em 2022, mais de 60 mil turistas europeus visitaram o estado. Os franceses e portugueses são os que mais visitam o Ceará, principalmente pela facilidade de terem voos diretos e com duração mais curta. Uma viagem de Portugal ao Ceará leva em média sete horas; e de Paris, 7h50. Agora, a Espanha também entrará nesta rota turística.
Este ano, durante a realização da edição comemorativa de 20 anos da IBTM, na capital da Catalunha, a coordenadora de marketing da secretaria de Turismo do Ceará, Thais Facundo, ressaltou que o estado é o que mais investe em turismo no Brasil e que por essa razão faz questão de participar de eventos internacionais porque isso ajuda a torná-lo mais conhecido de outros públicos. “Os estrangeiros que nos procuraram neste evento buscavam destinos novos, principalmente onde pudessem realizar eventos corporativos. E essa é uma oportunidade também para que eles explorem toda nossa diversidade em diferentes campos”, explicou.
Segundo ela, o estado não deve apenas ser reconhecido pela beleza e qualidade de sua orla, mas também por outras características importantes, como o turismo de aventura e o religioso. Além disso, ela aponta outras características marcantes, como a qualidade e variedade do seu artesanato, a beleza de suas serras e a temperatura favorável. Durante todo o ano, o estado é privilegiado por ter tempo bom, o que tornou conhecido como estado do sol, mas como venta bastante, isso deixa o clima mais agradável “O turista tem a flexibilidade de viajar praticamente todo ano. Geograficamente estamos muito bem localizados, principalmente com voos diretos para a Europa, como Portugal, França e, a partir de 2025, a retomada dos voos diretos com a Espanha que foram interrompidos na pandemia”.
Na opinião da secretária de Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, a presença na IBTM reforça a posição do Ceará como um destino competitivo no cenário global. “Estamos potencializando um setor fundamental para o desenvolvimento econômico do estado, que é o turismo, e apostando em um nicho que traz inúmeros benefícios, que é o segmento de negócios”,- um dos pilares da feira na Espanha.
Outro dado comemorado pelo governo cearense este ano refere-se ao posicionamento do estado no segmento do turismo. Segundo o Índice de Atividades Turísticas (Iatur), elaborado a partir de dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o turismo cearense cresceu 6,9% no terceiro trimestre (julho a setembro) de 2024. O desempenho supera os índices nacional (2,4%) e de outros estados, como a Bahia e Pernambuco, por exemplo.


ESPORTES NÁUTICOS SÃO REFERÊNCIA NO ESTADO
Para os amantes do esporte de aventuras, o Ceará é um dos destinos perfeitos. O Kitsurf é um dos esportes mais praticados na região e atrai turistas internacionais principalmente pela mistura entre praia e ventos fortes, o que favorece a prática do esporte. “Nós somos referência de lugar propício para esse esporte exatamente pelo vento”, explicou Thais Facundo. Segundo ela, com poucas aulas, já é possível aprender as manobras e se divertir. Além das excelentes condições naturais, o Ceará tem em seus 573 quilômetros de praia, boa infraestrutura de acesso (malha aérea e rodoviária), opções de hospedagem simples a luxuosas, além de um entorno que se desenvolve a cada dia, com mais profissionais e equipamentos de ponta. São mais de 30 pontos catalogados pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) com infraestrutura e condições climáticas ideais para o kite ao longo da orla cearense.
Em 2019, o Ceará reforçou sua fama de reduto mundial dos esportes náuticos ao entrar no recorde do Guinness World com 596 kitesurfistas no mar do Cumbuco, percorrendo, ao mesmo tempo, uma distância de dois quilômetros. A marca superou o antigo recorde, que era de 423 pessoas, em Hayling Island, no sul da Inglaterra.



